terça-feira, 7 de Maio de 2024  16:42
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Profiteroles Recheados

Profiteroles Recheados

Coloque a gelatina de molho em água fria. Leve a lume forte uma caçarola com água, a manteiga, o sal e uma colher de ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
09-09-2014

Ílhavo: Municípios querem reabilitação de edifícios orientada pela poupança de energia.


O presidente da Câmara de Águeda considera que há um caminho a fazer ao nível da melhoria da eficiência energética em edifícios ...

O presidente da Câmara de Águeda considera que há um caminho a fazer ao nível da melhoria da eficiência energética em edifícios públicos e privados. Este é o tema em debate no workshop “ambientes urbanos sustentáveis” que decorre em Ílhavo. É o primeiro de dois workshops dedicados à construção sustentável, com o apoio do Centro Habitat.

Gil Nadais considera que os técnicos das autarquias devem estar preparados para apostar nas novas ferramentas quando se tratar de reabilitação de edifícios públicos.

“Precisamos de ter investimento nesta área. Na reabilitação podemos apostar na eficiência para reduzir a fatura e ter melhores condições de habitabilidade. Há aqui uma grande alteração de comportamentos e no investimento no sentido da eficiência. O facto de medirmos as coisas e refletirmos sobre os consumos leva-nos a tomar atitudes e a ter comportamentos que reduzam os consumos”.

A Agência para a Sustentabilidade e a Competitividade é um projeto para a Região de Aveiro, integrado na Rede Urbana para a Competitividade e a Inovação e que está a ser promovido pelo Município de Águeda, em parceria com os restantes municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro. O autarca de Águeda diz que há sinais que apontam para mudanças.

“Este trabalho começa a ter ecos. Hoje antes de sair da Câmara verificámos que havia um consumo não explicado de energia no fim de semana. Há meia dúzia de meses isto era impossível. Agora vamos ver se é situação legítima ou se é um problema que temos de atacar. Tudo isto é sustentabilidade porque vamos prevenir perda de recursos”.

A aposta passa pelo espaço público e pelos privados sensibilizando para novas técnicas de reabilitação. “Precisamos de passar para os engenheiros e os construtores novas técnicas para a eficiência. Construindo de outra forma com outros materiais conseguimos casa mais frescas no verão e mais quentes no Inverno sem gastar energia. É preciso disseminar informação”.

O segundo workshop decorrerá no dia 3 de outubro no Município de Albergaria-a-Velha. No dia 17 de setembro, e integrado nas comemorações da Semana Europeia da Mobilidade na Região de Aveiro decorrerá o Seminário “os novos desafios dos transportes e mobilidade e a mobilidade suave”.

Os trabalhos referentes a este encontro decorrem no auditório da Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Águeda.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®